8 Destinos Incríveis no Brasil
- Inhotim (BH)
Inhotim é um daqueles lugares que todos devem conhecer antes de morrer. Fundado em meados da década de 1980, transformou-se ao longo do tempo, tornando-se um lugar único, com uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que chega a reunir dezenas de espécies raras de todos os continentes.
Uma visita ao Inhotim é indescritível. Algumas pessoas podem até achar que machucaram algo parecido, mas certamente não viram. Lá, somos tocados por absolutamente tudo que vemos com diferentes sentidos.
O Instituto Inhotim abrange 140 hectares de área de visitação, incluindo mata e jardim botânico. Eu tenho uma coleção de arte que é famosa em todo o mundo.
A instituição foi criada em 2004 para abrigar o acervo de Bernardo Paz, empresário do setor de mineração e siderurgia, casado com a artista carioca Adriana Varejão, que se desfez de seu valioso acervo de arte modernista, incluindo obras de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti.
- Cachoeira de Santa Barbara (Chapada dos Veadeiros)
Sem dúvida ele se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros em algum momento de sua vida e talvez, mesmo sem saber onde estava, se encantou. Sim, esse é o ponto forte de um atrativo turístico localizado em Goiás; afinal, com tamanha beleza e energia excepcional, é impossível não se apaixonar.
Além da vista incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, que é um prato completo para quem gosta de viajar nesse estilo, já que entre suas belezas naturais estão dezenas de cachoeiras, muita vegetação e paredões rochosos. Por ser uma área muito grande, abrigando várias cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros nos pontos turísticos – uma boa alternativa é combinar passeios com postos de turismo nas cidades, para que você possa aproveitar tudo sem preocupações.
- Arraial do Cabo (RJ)
As praias de Arraial do Cabo são as de águas cristalinas, areia branca e muito sol, o que é muito importante para aliviar um pouco do frio que os banhistas sentem ao entrar no mar. A cidade tem nove praias: Prainha, Praia dos Anjos, Praia Grande, As Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Praia do Farol, Praia Brava, Praia do Pontal e Praia da Gracinha. Além deles, há também a Praia de Figueira e Monte Alto, que pertencem ao distrito de Arraial.
A região paradisíaca, localizada próxima a Cabo Frio, no Rio de Janeiro, atrai turistas e admiradores de paisagens impressionantes. Um tanto exóticas e muito parecidas com as praias caribenhas – aquelas de areia branca e água muito azul – abrem a boca de todos, deixando o gostinho de “quero mais”.
- Poço Azul (Chapada Diamantina – BA)
A paisagem baiana não é apenas uma praia: no coração do estado está um dos lugares mais bonitos do país, pontilhado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece atrações para todos os gostos, espalhadas entre as cidades que floresceram no final do século 19, quando a região era famosa apenas por suas jazidas de diamantes.
O Poço Azul, localizado no município de Redenção, é constituído por uma gruta com águas cristalinas e azuis a fluir.
A caverna foi catalogada pelo Ibama e, em 2005, uma expedição com exploradores de todo o mundo encontrou 48 espécies de ossos dentro do lago: preguiça gigante, mamute, hipopótamo, tigre dente-de-sabre e até dois ossos humanos de 6.000 anos atrás! Você pode fazer snorkelling e mergulhar nas águas misteriosas deste lugar.
A Chapada Diamantina, localizada no centro do estado da Bahia, a região da Serra atrai turistas de todo o mundo. Lá você encontra cavernas, cachoeiras, montanhas com paisagens cinematográficas e outras coisas inusitadas e incríveis.
- Vale dos Vinhedos (RS)
No sul do país, a 120 km de Porto Alegre está o Vale dos Vinhedos. A região, que acolheu os primeiros imigrantes italianos no final do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil!
São muitos vinhedos separados por três municípios, a saber, Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, criando assim a Rota do Vinho.
Propõe-se alugar um carro e percorrer as curtas distâncias entre vilas e vinhedos sem pressa para aproveitar o melhor da incrível Serra Gaúcha. Há muitas opções de restaurantes e hotéis. Além disso, é possível percorrer esta rota durante todo o ano.
- São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte
Uma cidade pouco explorada pelas agências de turismo, mas muito procurada por quem quer fugir da agitação da cidade grande por alguns dias. Localiza-se à beira-mar e possui praias com extensos trechos de areia vazia.
Mesmo no litoral, possui clima semiárido, com chuvas concentradas de março a junho e alto déficit hídrico. Sua escultura é incorporada à planície litorânea, com o terreno marcado pela presença de dunas movediças criadas pela ação contínua dos ventos.
- Morro de São Paulo – Bahia
A cidade está localizada na parte nordeste da Ilha de Tinharé no Brasil, à beira do Oceano Atlântico. Não há carros lá, por isso não é recomendado para pessoas com problemas de mobilidade.
Possui praias atraentes, localizadas a apenas 60 km de Salvador. Possui praias com palmeiras como a Primeira Praia, conhecida por suas ondas fortes, e a Segunda Praia, repleta de restaurantes. Você também pode visitar algumas ruínas como a Fortaleza Tapirandu, construída no século XVII com vista para o mar.
Vale lembrar que Morro de São Paulo é uma das ilhas que fazem parte do município do Cairo, um dos poucos municípios do arquipélago no Brasil.
- Jalapão – Tocantins
Outro destino que caiu nas graças dos ecoturistas. Cascatas de águas cristalinas e dunas de areia completam o cenário deste destino, cada vez mais apreciado pelos brasileiros.
O Jalapão está localizado no leste de Tocantins, a cerca de 350 km da capital Palmas.
Longe de ser uma cidade como alguns pensam, o Jalapão é uma vasta região de aproximadamente 34 mil quilômetros quadrados, maior que os estados de Sergipe e Alagoas. Inclui cinco áreas protegidas, incluindo um parque estadual.
Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Novo, Mateiros, Novo Acordo, São Félix do Tocantins: são muitas atrações e conquistam o público com sua simplicidade e ambiente muito amigável. Os fãs de esportes radicais, principalmente o rafting, adoram passar as tardes por lá, sentindo-se em contato com a natureza de forma extrema.