Conheça o menor país do mundo
É o Vaticano, a sede da Igreja Católica e a residência oficial do Papa. O menor país do mundo conquistou a independência em 1929 e está localizado no centro de Roma, na Itália, em uma área de apenas 0,44 quilômetros quadrados.
Embora sua soberania seja reconhecida pela maioria das nações do planeta, o Vaticano não é considerado uma nação autônoma pelas Nações Unidas. “Oficialmente, o país é teocracia, ou seja, governado por Deus e representado pelo Papa. A ONU não aceita a teocracia como regime”, diz o autor Luiz Gintner, que estudou menos de mil metros quadrados de país.
Além do Vaticano, existem outras nações anãs que conseguiram escapar de sua terra natal, como as Ilhas Marshall, que conquistaram a independência dos Estados Unidos em 1986.
“Em teoria, qualquer um pode possuir um pedaço de terra que não pertence a ninguém e declará-lo um estado”, disse Lewis. Na prática, porém, isso não é fácil.
Primeiro, o território deve estar dentro de águas internacionais sobre as quais ninguém tem jurisdição. Então, um lugar que queira ser uma nação precisa ter um conjunto de características dignas de independência: povo, território, bandeira, selo, hino nacional, leis, sistemas de defesa e, em alguns casos, sua própria língua e moeda. Se tudo isso for feito, pode até haver alguma verdade nessa ideia maluca.
Pelo menos é o que pensa o major aposentado Roy Bates. Em 1967, o britânico, junto com sua esposa e filhos, ocupou uma base marítima abandonada no Mar do Norte perto do Reino Unido, criou uma constituição, compôs um hino nacional e declarou a independência da região, nomeando-a Principado de Sealand. .
Apesar da insistência da profissão folclórica, nenhum país do mundo reconhece a soberania de suas plataformas metálicas.
Considerado um enclave religioso em Roma, capital da Itália, o menor país do mundo tem cerca de 900 habitantes, todos membros da igreja ou funcionários do clero.
A cidade tem seu próprio sistema telefônico, correios, estação de rádio, sistema bancário, farmácia e um batalhão de guardas suíços que guarda a segurança papal desde 1506.
Em troca, suprimentos como água, alimentos, eletricidade e gás devem ser importados da Itália. Para se sustentar, o Vaticano conta com doações de fiéis e receitas do turismo – o local é um dos mais visitados da Europa.
CONFIRA AGORA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O VATICANO:
1. O Vaticano está localizado na cidade de Roma e é o menor país do mundo. A cidade-estado tem apenas 44 hectares de terra e 800 habitantes, mas também tem selos, correio, bandeira e hino.
2. Embora o catolicismo exista há 2000 anos, o Vaticano é uma cidade-estado que não foi reconhecida até a assinatura do Tratado de Latrão em 1929.
3. É o único país inteiro reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O título foi concedido em 1984.
4. Nascer no Vaticano não garante a cidadania de ninguém. Para fazer isso, você precisa trabalhar na cidade-estado – algo que quase apenas cardeais e cavaleiros da Guarda Suíça podem fazer. Se você perder o emprego, também perderá a cidadania.
5. Os residentes do Vaticano “consomem” em média 54,26 litros de vinho por ano, ocupando a vanguarda do consumo per capita mundial. Mas, na verdade, a bebida é servida principalmente durante a comunhão nas igrejas.
6. Antes de ocupar o Vaticano, o Papa morava no Palácio de Latrão, também em Roma. Isso mudou em 1309, quando passaram a dirigir a Igreja Católica de Avignon, na França, onde permaneceram até 1377 – um total de sete papas nesse período. Assim que o governo episcopal retornou a Roma, o Antigo Palácio Real foi destruído por um incêndio e o Vaticano tornou-se a sede da Igreja.
7. A Guarda Suíça para proteger o Papa foi estabelecida por Júlio II em 1506. Para ser um deles, você deve ser do sexo masculino, católico e solteiro, ter pelo menos 1,74 m de altura e ter entre 19 e 30 anos.
8. O Vaticano é o paraíso dos batedores de carteira, por isso é considerada a cidade com a maior taxa de criminalidade do mundo – 1,5 crimes por pessoa por ano! A falta de prisões de longa duração elevou essa estatística.
9. Se você vir a mensagem “Inserito scidulam quaeso ut faciundam cognoscas rationem” no caixa eletrônico, não entre em pânico: ele apenas solicita que você insira seu cartão. O Vaticano é o único lugar no mundo onde os caixas eletrônicos são falados em latim.
10. Os Museus do Vaticano possuem uma das maiores coleções de arte do mundo: cerca de 70.000, das quais apenas 20.000 estão expostas ao público. O teto da Capela Sistina é uma das pinturas mais admiradas.
11. Um novo papa é realizado na Capela Sistina. Curiosamente, Michelangelo rejeitou trabalhos de pintura, considerando-se um escultor. No final, ele finalmente cedeu e criou o trabalho.