O que você precisa saber antes de viajar para o exterior
Cada país tem uma personalidade e uma peculiaridade que o torna único. Quem viaja para o exterior, está disposto a se adequar ao máximo para não desrespeitar os costumes e tradições locais (com equilíbrio, para não prejudicar também os seus próprios costumes, claro). Mas há alguns preceitos que podemos saber antes de entrar em qualquer país.
Quarentena
Antes de chegar em qualquer país, pesquise sobre como está a pandemia lá. Se ainda há lugares com restrições, obrigatoriedade de máscaras, ou até mesmo se é preciso fazer uma quarentena para entrar no local. Além disso, alguns países podem exigir teste PCR com até 48h de antecedência, então pesquise bem as regras do país antes de embarcar.
Visto
Como já sabemos em alguns países é necessário um visto para brasileiros, os Estados Unidos é um exemplo disso. É necessária toda uma documentação para entrar no país e pode ser um processo demorado, então dependendo de quando é sua viagem, é bom ir atrás do visto com bastante antecedência.
Há muitos outros lugares que exigem visto para entrada de brasileiros, como Japão, Austrália, Índia. Em alguns casos, é possível tirar esse visto durante a própria viagem, como é o caso do Egito, onde você pode tirar o visto de entrada no país, dentro do próprio aeroporto.
Em contrapartida, há muitos países legais que você pode entrar sem precisar do visto, como França, Holanda, Espanha, Portugal, Canadá, Marrocos entre muitos outros.
Pacote de viagens x mochilão
Isso vai depender muito da sua expectativa da viagem, seja ela para onde for. A viagem conhecida como mochilão é quando vocês está disposto a gastar pouco e se aventurar por aí, sem deixar de curtir muito o ambiente. Já o pacote de viagens você pode pagar um pouquinho mais caro, mas também tem um conforto a mais e possíveis dores de cabeça a menos.
Pesquise o preço de pacotes de viagens em sites especializados para isso e depois compare: “Se eu mesmo comprar as passagens e fizer o meu próprio roteiro, qual é mais vantajoso pra mim? Qual eu me sinto mais confortável?” Nos pacotes geralmente estão inclusos grandes hotéis e resorts com conforto, piscina, localização central, translado, tudo para uma viagem inesquecível.
Já nos mochilões a intenção é viver o ambiente o mais real possível, como se você estivesse no quintal da sua casa, sem o conforto de grandes resorts, mas com a experiência de um dia-a-dia de um morador local, pegando um transporte público pra trabalhar, conhecendo lugares exóticos que são pouco explorados por turistas e gastando o menos possível em restaurantes, por isso muitos fazem sua própria marmitinha.
As duas experiências são válidas e se você tiver oportunidade de fazer uma de cada, faça! Você vai viver experiências novas e voltar cheio de histórias pra contar.
Agora bora fazer as malas e partir?