Onde ver a Aurora Boreal?
Se você sonha em ver a aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais admiráveis do mundo, este artigo é para você.
Este efeito ocorre durante os meses mais frios e é difícil de prever e observar in situ. Portanto, requer um bom planejamento (e, digamos, um pouco de sorte).
No entanto, existem lugares que aumentam as chances de encontrar essa atração fascinante.
Então, para vê-lo, basta ler o texto completo ou ir direto para a opção desejada!
O QUE É AURORA BOREAL?
Você deve ter ouvido falar dela. Essas luzes verdes que aparecem no céu em algumas partes do mundo são um fenômeno procurado por muitos viajantes. Esse fato ocorre durante as tempestades solares, quando gases de plasma carregados por partículas de elétrons e prótons deixam o sol.
O plasma está em contato com a atmosfera e o campo magnético da Terra, que atua como um escudo contra essas partículas da nossa estrela-mãe.
Sua aparência depende de erupções solares ocasionais. Dois tipos de aurora podem ser encontrados ao redor do mundo: no Hemisfério Norte nós as chamamos de Luzes do Norte, e no Hemisfério Sul nós as chamamos de Luzes do Sul.
ONDE VER A AURORA BOREAL?
Uma das mais belas maravilhas da natureza costuma atrair milhares de turistas à Noruega, todos ansiosos para ver o céu cheio de cores brilhantes. Existem várias outras atrações amantes da natureza no país, como Midnight Sun e os famosos fiordes.
No entanto, a aurora boreal também pode ser encontrada nos seguintes destinos: Escócia, Alasca, Suécia, Finlândia, Rússia, Canadá e Groenlândia.
Aurora Boreal na Noruega
Tromso é um dos melhores lugares para assistir ao “evento” indescritível. A cidade está localizada no norte da Noruega, 70 graus de latitude norte, dentro do Círculo Polar Ártico, e é conhecida como a “Capital da Luz do Norte”. Um dos principais motivos é o clima frio, com temperaturas que chegam a -10º C, comum no país.
Se o tempo não estiver nublado e você estiver longe das luzes da cidade, suas chances de ver esse fenômeno em Tromso entre 21h e 23h são maiores.
Chegar lá não é difícil: há voos diretos da capital norueguesa Oslo e da capital sueca Estocolmo. Você pode encontrar uma grande variedade de hotéis e restaurantes que oferecem opções para todos os gostos.
Escócia
A Escócia é outro país perfeito para quem ama construções perdidas em vales verdes. As luzes do norte também pintam a paisagem, principalmente na Ilha de Skye, nas terras altas do norte.
Alasca
Sem dúvida, ver a aurora boreal no Alasca é uma experiência que nunca será esquecida. A área é abençoada com belas paisagens, além disso, seu cenário é realmente de cair o queixo.
Embora o Alasca não seja um país, mas um estado dos Estados Unidos, quando o objetivo é considerar o fenômeno, tornou-se um dos destinos mais tradicionais, principalmente durante os meses de inverno. O Parque Nacional Denali é o melhor lugar para encontrar as condições ideais para ver a aurora boreal.
Uma coisa você pode ter certeza: esta será uma viagem garantida para bater recordes incríveis, tanto de noite quanto de dia.
Suécia
É quase impossível ver a aurora boreal em todos os lugares da Suécia. Mas a pequena vila de Abisko, na região da Lapônia, costuma receber centenas de turistas fascinados pelo microclima típico da região, o que a torna perfeita para ver as diferentes luzes do norte.
Finlândia
Por exemplo, ver a aurora boreal na Finlândia é definitivamente mais barato e menos popular do que na Noruega. Com cenários de contos de fadas, você pode optar por ficar em Kilpisjärvi ou Rovaniemi, esta última conhecida como a cidade do Papai Noel.
No Lusto e em outras cidades do norte do país, o céu limpo garante um dos melhores momentos para enfrentar o fenômeno. A área também conta com serviços do Northern Lights Research Center, e muitas instituições são alertadas quando novos shows estão prestes a começar.
Rússia
Os invernos russos são conhecidos principalmente por serem um dos mais rigorosos e intensos do mundo. Mas mesmo com as temperaturas frias, a temporada do país tem muito a oferecer.
Quando se trata de lugares para ver a aurora boreal, Kola, a península acima do Círculo Polar Ártico, é o destino mais procurado pelos turistas.
Canadá
Devido ao seu tamanho territorial e inúmeras áreas naturais, o Canadá oferece alguns dos melhores lugares do mundo para testemunhar a aurora boreal. Chegar a esses lugares nem sempre é fácil, pois eles estão localizados a uma latitude ao norte das principais cidades turísticas canadenses, no entanto, não é impossível.
No extremo norte de Quebec, eles são os favoritos entre os turistas.
Groenlândia
A Groenlândia, o paraíso dos aventureiros, também é um dos cenários onde aparecem as luzes do norte. Para quem quer ver a luz de perto, as cidades para parar são Kulusuk e Ammassalik (Tasiilaq) no sul e leste do país.
DICA: Antes de começar a observar esse fenômeno, é necessário garantir que você precisa adquirir um seguro de viagem, que é obrigatório em muitos dos destinos mencionados, como Noruega, Alasca, Canadá, Finlândia e Groenlândia.