Pacotes de viagem: Ainda valem à pena?
O QUE É UM PACOTE DE VIAGEM?
O pacote de viagem é um serviço vendido geralmente por agências de turismo, e como o próprio nome já sugere, é feito um combo com passagens e hospedagens. Até existem algumas opções no mercado que são mais completas e que oferecem transfers, passeios, alimentação e outras coisas, porém está cada vez mais difícil de encontrar.
A grande pergunta é se ainda vale a pena comprar um pacote de viagem. E esse tipo de dúvida está na cabeça de muitas pessoas ao redor do mundo desde que entramos em uma pandemia do coronavírus. Por conta disso, apesar dos preços parecerem atraentes em relação às passagens aéreas, hospedagens e alguns passeios, antes de fechar qualquer negócio é importante analisar e levar em consideração os riscos, desde financeiros e até em relação à saúde que tudo isso pode lhe trazer.
O QUE DEVO ANALISAR AO COMPRAR UM PACOTE DE VIAGEM?
Antes de fechar qualquer pacote de viagem, é importante que analise alguns pontos, principalmente em relação à empresa onde está sendo comprado o pacote, sua saúde e situação financeira. Entre os pontos a serem analisados, estão: nível de sobrevivência e segurança da empresa contratada, meio de transporte que será utilizado, hospedagem, restrições do local de destino, e se você precisa mesmo gastar esse dinheiro ou se será melhor deixar reservado para outras partes da sua vida.
PACOTE DE VIAGEM VALE A PENA?
Na prática, o cliente contrata os dois serviços em um só, que seria passagem e hotel, e na maioria das vezes ganha um desconto a mais por isso. E é por isso, que muitas vezes o pacote pode sim ser mais vantajoso. O segredo é que as companhias aéreas oferecem até uma tarifa especial às agências de viagem para montar os pacotes chamados “tarifa operadora”. Essa tarifa pode tornar os pacotes um pouco mais interessantes.
Além disso, as agências de viagem conseguem preços melhores com os hotéis por meio das negociações por volume. A lógica é a mesma do motivo em que as grandes redes de supermercados conseguem preços melhores de seus fornecedores, que é porque conseguem ganhar por escala.
O PACOTE DE VIAGEM É SEMPRE MAIS BARATO?
Não é sempre! A regra é sempre comparar se vale a pena ou não comprar o pacote ou fazer reservas separadamente, Mesmo que tenham as vantagens listadas acima, não é impossível que o pacote tenha preço similar à compra separada.
Às vezes a reserva do mesmo hotel e mesmo voo fica mais cara comprando fora do pacote, mas você pode fazer a troca por um hotel similar (ou até melhor) ou do voo com outra companhia e economizar. Por isso, nunca deixe de comparar os pacotes de viagem com os preços oferecidos separadamente!
COMO COMPRAR VIAGENS BARATAS?
É preciso se atentar para não cair em golpes. Para ter a garantia de que a sua viagem realmente vai custar barato é importante sempre pesquisar muito.
Ainda assim, é possível também realizar a comparação dos preços separadamente para saber se realmente se está fazendo um bom negócio.
Em sites como Booking.com o viajante também pode consultar o valor de hotéis reservando separadamente. Depois destas pesquisas, basta somar os valores individuais de cada item separado (hotel + passagem aérea + transfers e etc) e ver se condiz com o valor total oferecido no pacote de viagem.
Você costuma comprar pacotes de viagens ou é adepto às compras separadamente? Comente aqui suas experiências!