Sul

Roteiro para a Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é o melhor lugar do país para conhecer a Europa sem sair do Brasil. Afinal, as cidades coloniais da Alemanha, Suíça e Itália ainda mantêm sua arquitetura e charme, o que garante um ar mais turístico a essa atração turística tombada no Rio Grande do Sul.

A Serra gaúcha fica a menos de 100 km do Aeroporto de Porto Alegre, então este é um ponto de partida fácil. Devido às grandes distâncias entre as atrações turísticas, as habilidades de condução são imprescindíveis para criar um itinerário perfeitamente completo.

Melhores roteiros de 3 dias na Serra Gaúcha

Engana-se quem pensa que a Serra Gaúcha se limita às cidades populares de Gramado e Canela, conheça esta rota em um roteiro completo e perfeito e verá que o Rio Grande do Sul é cheio de charme. Ele duvida? Então leia e surpreenda-se!

Acesso direto a Nova Petrópolis a partir do Aeroporto de Porto Alegre. Roteiros menores, como viagens de cinco dias, podem cancelar essa parada no mapa, já que o local é considerado o lado B da Serra Gaúcha. Se você optar por essa decisão, terá mais tempo para visitar Gramado ou Canela.

Lá você pode aproveitar as facilidades a um preço mais acessível e se preparar para a próxima viagem nas cabines muito confortáveis ​​que estão disponíveis a preços acessíveis durante a baixa temporada.

No centro da cidade, as ruas são uma atração turística por si só, pois preservam a arquitetura típica dos alemães que a colonizaram em 1853. Tempos como esses garantem que a cidade tenha uma série de museus e uma produção tímida, mas relevante, capaz de contextualizar os visitantes. Conheça o patrimônio e o passado deste pedacinho da história do Rio Grande.

É uma curiosidade do casal: Nova Petrópolis faz parte do roteiro romântico e garante até hoje uma série de viagens que incluem visitas a padarias, cavalgadas e chalés que se regam tranquilamente com vinho em frente à lareira.

No segundo dia de viagem, siga pela estrada até a cidade de Bento Gonçalves, a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. O percurso serve até de treinamento para os motoristas, pois apresenta a primeira curva sinuosa da Serra Gaúcha e um limite de velocidade de 80km/h – o que fará o trajeto durar até duas horas.

Na cidade de Bento Gonçalves, as referências italianas são inúmeras, principalmente na arquitetura e nos cardápios de restaurantes e lanchonetes. Aproveite para almoçar numa das 30 adegas da cidade e aproveite para fazer uma visita guiada.

Opções de vinícolas para visitação em Bento Gonçalves:

  • Vinícola Angheben;
  • Vinícola Don Laurindo;
  • Vinícola Almaúnica;
  • Vinícola Lidio Carraro;
  • Vinícola Cave de Pedra;
  • Vinícola Pizzato;
  • Vinícola Larentis;
  • Vinícola Casa Valduga;
  • Vinícola Marco Luigi;
  • Vinícola Peculiare.

Ainda lá, pegue a estrada de pedra que leva à Colônia São Pedro, a 13 km do centro da cidade. Cerca de 30 edifícios de pedra e madeira compõem um ambiente medieval acolhedor muito semelhante ao norte da Itália.

Lá você vai encontrar várias lojas de massas, restaurantes e padarias. Se você não estiver com fome, pelo menos compre um quitute saboroso para provar a comida que definitivamente tem um sabor diferente de tudo que você já provou.

Os cinéfilos vão reconhecer o cenário do tradicional “O Quatrilho”, filme sobre uma comunidade rural recentemente colonizada por imigrantes italianos, no Rio Grande do Sul, cuja trama é baseada em histórias reais. Aliás, essas trilhas valem a pena fazer um filme!

À noite, aproveite para explorar a rua dos bares e restaurantes de Bento Gonçalves, que é cheia de charme no inverno e no verão. Vale a pena sair para escolher o local para jantar na hora e se deixar levar pelas opções mais charmosas.

Para aproveitar todas as maravilhas de Bento Gonçalves, aproveite o segundo dia de sua viagem para conhecer o Vale dos Vinhedos, você precisa de mais tempo para conhecer. A atração turística abriga um dos maiores vinhedos do estado e também inclui um comércio de superfície de vinhos, queijos e geleias.

Quem ainda tem tempo e orçamento pode pegar o Maria Fumaça, trem a vapor que preserva a arquitetura da época, levando passageiros de Bento Gonçalves a Garibaldi em um trajeto pela paisagem ressequida.

Saída de Bento Gonçalves para Cambará do Sul na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Lá, os aventureiros não vão perder o que fazer, afinal, são várias as opções de voo por cachoeiras, tirolesa, rapel e até asa delta.

4 comentários sobre “Roteiro para a Serra Gaúcha

  • I am an investor of gate io, I have consulted a lot of information, I hope to upgrade my investment strategy with a new model. Your article creation ideas have given me a lot of inspiration, but I still have some doubts. I wonder if you can help me? Thanks.

    Resposta
  • Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

    Resposta
  • Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0