Dicas de viagem

SEGURO VIAGEM – COMO CONSEGUIR?

SEGURO VIAGEM, COMO CONSEGUIR?

SEGURO VIAGEM – COMO CONSEGUIR?

O seguro viagem é importante quando se viaja para qualquer destino no mundo. Sabemos que acidentes acontecem e problemas de saúde são imprevisíveis. Por isso preparamos um guia com dicas de seguro viagem para ajudar o leitor que já comprou a passagem a explorar o mundo!

Sem problemas durante as férias. Você tem que estar preparado para enfrentar todos os desafios da sua viagem, mesmo os imprevistos como uma dor de estômago repentina em um lugar sem banheiro. Sem mencionar que o seguro viagem se tornou ainda mais importante após a pandemia induzida pelo coronavírus.

Fique atento e evite problemas maiores. O seguro viagem vai muito além da assistência médica e pode ser uma tábua de salvação em caso de cancelamento de viagem ou retorno emergencial ao Brasil.

Pode até parecer um pouco clichê, mas a verdade é que todo viajante prudente precisa estar preparado para os infortúnios da viagem, inclusive problemas de saúde. Se aqui no Brasil a gente enjoou de coxinha velha, maionese de ontem, ou carne grelhada de origem desconhecida, imagine estar em um país que a gente nem conhece!

Pedra nos rins, apêndice, diarreia, dor de garganta, febre, tosse insuportável e até uma pandemia são apenas a ponta do iceberg de tudo que pode afetar um viajante durante a viagem. Sem falar na perda de bagagem, questões legais e muito mais. Não importa como é a experiência do visitante.

Merda acontece! e qualquer um. Pensando no bem-estar de nossos leitores (além de nossas experiências pessoais), preparamos um guia com informações básicas e importantes sobre seguro viagem. Porque nunca é demais estar preparado! Confira nossas dicas!

1 – Seguro Viagem – Como conseguir: Como funcionam as coberturas?

Como plano de saúde temporário, o seguro viagem é também uma garantia de indenização para diversas situações e acidentes. Será válido na data de assinatura do contrato e dentro das regras estabelecidas em cada contrato. Geralmente é enviado para destinos internacionais onde o plano de saúde brasileiro que usamos todos os dias não é válido.

No entanto, vale ressaltar que o seguro viagem não é apenas para viagens internacionais. Você também pode alugar o serviço dentro do Brasil. Porém, como muitos brasileiros possuem plano de saúde, esse serviço não é comum.

2 – Seguro Viagem – Como conseguir: Qual a diferença entre seguro viagem e assistência viagem?

Esses dois serviços costumam ser chamados de seguro de viagem. No entanto, é preciso ter cuidado ao pesquisar e fechar contratos. Na verdade, a principal diferença é quem paga quando você usa o serviço. É uma questão de quem paga as contas.

O seguro de viagem declara que o viajante paga todas as despesas médicas às suas próprias custas e, em seguida, solicita o reembolso da companhia de seguros (dentro dos limites especificados no contrato). Para isso, é necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, relatórios, faturas e tudo mais que comprove o atendimento.

É burocrático e pode causar muita dor de cabeça. A vantagem é que os viajantes podem optar por participar onde quiserem, independentemente de fazerem parte da rede de seguros ou não.

A assistência em viagem funciona de forma diferente. O serviço será coberto pela seguradora contratada (dentro dos limites estipulados no contrato, claro).

Diferentemente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratante antes de receber o atendimento. A seguradora indicará, então, um local para a realização do serviço sem custo para o segurado.

Todos os custos serão suportados pela seguradora. A desvantagem é que deve ser manuseado em local designado, exceto em emergências.

É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, então você estará coberto de qualquer maneira. É importante saber essas informações na hora de contratar os serviços para não ficar travado depois.

3 – Seguro Viagem – Como conseguir: Por que devo contratar?

Primeiro, porque isso é uma exigência para viajantes em muitos países, e a comprovação pode ser solicitada na imigração. Sem contrato de seguro, você não pode nem entrar no país.

Mas além disso, acidentes e doenças podem afetar qualquer viajante, independentemente da experiência. O tratamento no exterior (dependendo do país de destino) pode ser muito caro se o problema for grave! Poucos países possuem redes médicas que prestam atendimento gratuito a estrangeiros.

É preciso pagar consultas médicas, remédios e, em casos mais graves, transporte em ambulância e internação. Não comprar seguro viagem internacional antes de embarcar no avião, não vale a pena arriscar e quebrar a banca só por economia.

O seguro viagem internacional também está disponível para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagens, assistência jurídica e até repatriação de restos mortais em caso de falecimento.

Sem falar na recente demanda de muitos viajantes devido à pandemia do coronavírus. Os problemas são imprevisíveis e devem ser preparados.

4 – Seguro Viagem – Como conseguir: Quanto custa o seguro viagem internacional?

Acredite: isso será muito menor do que o custo de uma consulta médica em muitos países do mundo. Também será uma pequena parte do orçamento de viagens internacionais. Não contratar um seguro é um ato econômico tolo que pode causar grandes problemas aos viajantes.

Em média, os custos do seguro para passageiros com menos de 70 anos para uma viagem de 7 dias aos Estados Unidos começam em R$ 250. Valores maiores ou menores podem ser encontrados dependendo de descontos, convênios, nível de seguro e transportadora escolhida, mas os preços ajudam a estabelecer uma base de custo para a viagem.

5 – Seguro Viagem – Como conseguir: Contratar um seguro viagem internacional?

O seguro viagem internacional pode ser adquirido em uma seguradora especializada, no próprio banco do viajante, diretamente na companhia aérea escolhida para a viagem, no site da compra da passagem, na agência de viagens ou na operadora de cartão de crédito.

Quase todos os serviços podem ser contratados diretamente no site da empresa, sem burocracia e com muita rapidez.

O seguro viagem não é apenas para viagens internacionais. Você também pode alugar o serviço dentro do Brasil. Porém, como muitos brasileiros possuem plano de saúde, esse serviço não é comum.

6 – Seguro Viagem – Como conseguir: Qual seguro viagem contratar?

O seguro viagem é customizado de acordo com o país de destino e o tipo de atividades a serem realizadas na viagem, bem como a complexidade do plano, podendo ir do básico ao supercompleto.

Ao contratar, você deve fornecer detalhes à seguradora para ter certeza de que está bem coberto e dentro das suas expectativas.

O seguro não segue as mesmas regras para todos os países de destino. Alguns países, como os que fazem parte da União Europeia, exigem um seguro viagem especial para a Europa (no caso desses países, o seguro segue as regras do Tratado de Schengen).

A seguradora poderá aconselhá-lo caso haja alguma particularidade na sua situação. Se estiver usando seguro de cartão de crédito, peça informações específicas sobre o país de destino e peça ao cartão de crédito para enviar detalhes do contrato.

Outra situação em que o contrato de seguro pode ser alterado são os esportes radicais ou esportes de aventura. Poucas apólices de seguros gerais são eficazes para acidentes envolvendo esportes como esqui, snowboard, montanhismo, mergulho, etc. Saiba mais sobre essas atividades com sua seguradora para evitar problemas no atendimento.

Adultos com mais de 70 anos e mulheres grávidas também costumam ter preços de seguro diferentes. Portanto, insira os dados do passageiro corretamente. Não se esqueça de verificar se o seu seguro cobre condições pré-existentes. Esta cobertura não está disponível em todos os planos.

O seguro será tão completo quanto o pacote contratado. Você pode escolher o serviço básico ou adicionar mais e aumentar a franquia de serviço e compensação.

O limite é o seu bolso. Existem também apólices de seguro especiais destinadas a proteger dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, computadores e câmeras. No entanto, essa cobertura não faz parte do pacote básico oferecido pela seguradora e deve ser adquirida separadamente.

O que é a carta Schengen ou o seguro Schengen?

Schengen é uma pequena cidade em Luxemburgo conhecida por sediar o acordo de livre circulação entre os países europeus conhecido como “Tratado de Schengen”.

Para os viajantes, o importante no tratado é permitir a livre circulação entre os países do continente, e quando desembarcamos na Europa, só precisamos passar uma vez pela imigração.

Os 30 países que compõem o Espaço Schengen não exigem visto, mas existem alguns requisitos para entrada, incluindo seguro de doença ou acidente com cobertura mínima de € 30.000.

Certifique-se de levar consigo uma cópia impressa ou eletrônica de sua apólice de seguro durante a viagem, caso ela seja coletada durante o processo de imigração.

7 – Seguro Viagem – Como conseguir: Escolha da companhia de seguro viagem

Evite comprar seguros desconhecidos e difíceis de atender aos usuários. Priorize a seleção de grandes seguradoras conhecidas, para que você tenha mais certeza de obter serviços eficientes quando precisar.

A Melhores Destinos se uniu aos leitores para realizar uma pesquisa exclusiva que avalia o melhor seguro viagem de seguradoras e cartões de crédito. Veja nossa pesquisa sobre seguros de viagem e as opiniões e relatórios de nossos leitores sobre esses serviços.

8 – Seguro Viagem – Como conseguir: meu cartão de crédito oferece seguro viagem internacional?

Deve-se notar que muitos cartões de crédito, especialmente aqueles no nível Platinum ou superior, oferecem aos clientes seguro de viagem internacional gratuito. Existe uma grande diferença entre os cartões no que diz respeito à eficácia da cobertura.

Muitos exigem que o próprio cartão seja usado para comprar passagens (pelo menos a taxa de embarque). Noutros (raros) casos, o seguro é automático, independentemente do bilhete adquirido. Alguns planos de cartão de crédito podem até oferecer cobertura dentro do Brasil, a alguma distância da residência do segurado.

Caso pretenda utilizar o seguro do cartão de crédito, saiba antecipadamente todos os direitos do segurado, as coberturas, o tipo de seguro (se é seguro ou assistência) e o número de contacto para assistência.

É importante ler atentamente os termos do contrato para evitar surpresas durante a viagem. Várias operadoras de cartão oferecem contratos no site da empresa. Se você não conseguir encontrá-lo no site da sua operadora, entre em contato por telefone e e-mail para obter detalhes.

Se gostou desta matéria, compartilhe com seus contatos que pretendem viajar, vale muito a pena analisar com carinho as propostas das seguradoras para que estejam protegidos em uma eventual circunstância não propícia. Aproveite as dicas!

João Fernandes

Olá, meu nome é João Fernandes, sou um escritor de blogs apaixonado por tecnologia, marketing digital e empreendedorismo. Nasci em uma pequena cidade do interior de São Paulo e descobri meu amor pela escrita e pelo mundo online quando comecei a trabalhar em uma agência de Marketing Digital há uns anos atrás. Me dedico muito aos blogs, buscando conteúdos úteis para cada segmento. Humildemente, espero que goste dos artigos e desejo uma excelente leitura!

0