STOPOVER: O que é e como fazer?
Stopover é um benefício para quem deseja conhecer outros lugares durante uma escala ou conexão que dura mais de 24 horas antes do destino final.
Ou seja, na mesma viagem internacional, você pode visitar cidades intermediárias sem (ou quase nenhum) custo adicional de passagem aérea.
Para entender melhor a escala, imagine o seguinte cenário:
Seu destino final saindo de São Paulo é a França, mas você está conectado em Amsterdã ou Lisboa. Nesse caso, você pode optar por ficar em uma das cidades por alguns dias para prolongar suas férias.
Melhor: Não causa alteração significativa no valor do ingresso original.
Stopover: como funciona a compra das passagens
Os bilhetes de STOPOVER são válidos apenas para viagens internacionais. A maneira mais fácil de usar esse benefício é concluir o processo de escala antes de comprar seu voo.
No entanto, em alguns casos especiais, uma escala só pode ser solicitada após a emissão do bilhete e antes do início da viagem (isso pode implicar uma pequena taxa adicional).
Se for comprar online, uma dica é conferir as várias opções de destino oferecidas por agentes de viagens virtuais como a ViajaNet.
Para encontrá-lo, basta fazer uma busca inicial pelas opções de voos, datas e preços que mais se adequam ao seu bolso.
Dica: Considere a origem e destino final do voo, pois em alguns casos pode ser solicitada uma escala na ida ou na volta.
Na hora de comprar a passagem, é importante ficar atento ao valor: a tarifa da escala deve ser próxima da tarifa da passagem original.
Verifique também se eles seguem as regras da companhia aérea: duração da estadia, classes de tarifas, números, conexões e outras coisas.
Outra dica é aproveitar os pacotes de viagem multi destinos oferecidos por uma companhia onde possui preços fixos.
Stopover: e se eu já comprei as minhas passagens?
Se você comprou um bilhete sem STOPOVER e ainda não voou, ainda pode aproveitar esta oferta.
Tente entrar em contato com a companhia aérea do bilhete para perguntar sobre a possibilidade de uma escala. Normalmente, as empresas podem cobrar entre 150 e 200 reais.
Benefícios do Stopover: chance de conhecer outros lugares
Planejar cada parte do seu itinerário com escalas garante uma viagem mais tranquila, dando a você a oportunidade de conhecer lugares diferentes do seu destino final, além de outras atrações culturais e turísticas que você ainda não explorou.
Agora que você já sabe como funcionam as escalas, configure diferentes opções de itinerários na sua viagem.
Pesquise o que você deseja saber sobre conexões de saída ou backhaul e as datas e horários em que elas podem ocorrer.
Quer aprender a fazer escala na prática?
Portanto, confira nosso guia passo a passo para reservar seu voo para saber mais antes de chegar ao seu destino final.
Econômico e confortável. Além de adicionar um novo destino ao seu itinerário sem pagar mais, “interromper” um voo com escala pode tornar a viagem menos cansativa, principalmente em voos de longa distância. Afinal, o que poderia ser melhor? Mais de 30 horas para chegar à Cidade do Cabo ou 9 dias para curtir a Espanha sem comprar outra passagem?
Mas afinal, possui desvantagens?
A única coisa ruim sobre uma escala é que, se você economizar dinheiro, levará muito tempo e paciência. Você pode passar horas ou até dias pesquisando até encontrar a passagem ideal para o destino desejado pelo menor preço.
É uma boa ideia incluir um destino no seu itinerário gratuitamente, mas dá um pouco de trabalho. No entanto, é perfeitamente possível, dada a vontade e tempo para fazer a pesquisa.
Conseguir ingressos para a escala dá um pouco de trabalho, mas definitivamente vale a pena!