Europa

Culinária italiana: Os melhores pratos

Considerada uma das melhores do mundo, a culinária italiana despertou entusiasmo. Todo mundo tem seu prato favorito. É por isso que eu sei que este artigo será controverso. Afinal, por que devo me dar o direito de escolher a melhor comida típica italiana?

No Brasil e na Itália, provei alguns dos mais tradicionais pratos de botas antigas. Além do meu gosto, ouvi falar de amigos e descendentes de italianos que moram em São Paulo e que provaram a vida inteira receitas de “nonna”. Para esclarecer minhas dúvidas e ver mais opiniões, verifiquei outros rankings de comida italiana, como a versão em inglês na NDTV e Walks of Italy, além de sites de comida italiana, como Scaatti di Gusto e Corriere, que apresentam pratos tradicionais da Itália em Província diferente, italiana.

Como milhões de brasileiros, italianos, descendentes e amantes da comida italiana ao redor do mundo, estou com água na boca. Em cidades como Roma, Milão, Florença e Palermo, confira nossa seleção de 10 dos melhores pratos típicos italianos originários ou desenvolvidos do norte e do sul do país.

1. Lasanha (Lasanha)

Essa maravilha da comida italiana (que os britânicos disputam) é quase sempre uma bomba calórica. Mas não havia como resistir. O sabor mais comum da lasanha é no Brasil, chamamos de bolonhesa: tem carne moída, massa, molho de tomate e muito queijo. Existem centenas de tipos e variações de receitas de lasanha ao redor do mundo. Já vi lasanha com calabresa, frango, bacalhau, vários tipos de queijo e até lasanha vegetariana tipo berinjela. A beleza da foto acima, o sabor do molho de carne, comi Veneza e ainda me lembro de cada mordida.

2. Pizza

Culinária italiana

A origem da pizza é disputada por egípcios, hebreus e outros povos. Mas há uma coisa que ninguém discute: foi desenvolvido na Itália, especialmente na cidade de Nápoles, e criou o melhor sabor e técnicas de preparo. Na foto acima, você pode ver uma pizza napolitana legal com bordas mais grossas e regras AVPN no topo. Esta é a pizza mais comum na Itália. Mesmo em países com alta imigração italiana, como Brasil, Estados Unidos e Argentina, onde diferentes tipos de pizza são sagrados, a comida continua sendo um símbolo da Itália. Na Itália, o sabor mais popular é a clássica margarita.

3. Bistecca alla fiorentina

A Bisteca Fiorentina é típica da região da Toscana, especialmente na capital Florença, e entrou em vários rankings de melhores carnes do mundo. Cortes de bife Fiorentina de vacas italianas da raça Chianina incluem o bife e a alcatra que chamamos de filé mignon no Brasil. A carne deve ser grelhada e, segundo a tradição, servida com vinho Chianti, também da Toscana. Para saber mais sobre alimentação e preços em Florença, recomendo a leitura do blog Rafa Pelo Mundo, que detalha a experiência.

4. Espaguete à Bolonhesa (Ragu de Espaguete)

Conhecida pelo apelido de “La Gorda”, a cidade de Bolonha produz a melhor culinária italiana por excelência. O mais famoso desses pratos é o tagliatelle al ragu: uma massa com molho de carne. Mas cá entre nós, como esta bolonhesa em Bolonha e não gostei. A versão brasileira desse prato é muito boa, com massa barata e muito molho de tomate e carne moída. Melhor servido com queijo ralado por cima.

5. Risoto

Há pratos especiais de todo o país. Na Lombardia, capital de Milão, a principal invenção gastronômica é o risoto. Conforme explicado no site da PUC, a palavra risoto significa literalmente “arrozzinho”. Assim como a pizza e a lasanha, o risoto adquiriu centenas (talvez milhares) de sabores. Já vi calabresa, cogumelos, tomate seco, risoto de costela e até risoto de pequi criativo em Goiás. Mas sem dúvida, o mais famoso é o “risoto” à base de açafrão.

6. Arancino ou Arancina

Culinária italiana

Direto da Sicília para a nossa seleção da melhor culinária italiana, o arancini é basicamente um bolinho de arroz recheado e frito. O recheio mais comum é o molho de carne. Também disponível em tomate, queijo, ervilha, manteiga, berinjela e outros sabores. Se quiser saber mais sobre os pratos tradicionais da Sicília, confira o blog As Distâncias, que traz sanduíches e sobremesas italianas, como o próprio brioche, doce imortal do discurso do padrinho.

7. Ossobuko

Culinária italiana

O ossobuco também se originou na região da Lombardia, no norte da Itália, de uma parte considerada menos nobre: ​​os músculos das patas traseiras do gado. Para ficar macia e suculenta, e liberar a medula do interior do osso, ela deve ser cozida por horas, com vinho, legumes e temperos adicionados ao molho. É muito popular no Brasil por ser um prato barato e saboroso. Se você quiser fazer em casa, aqui estão 22 receitas diferentes de Ossobuco.

8. Cássio e Pepe

Originário da cidade de Roma, o Cacio e Pepe é um dos pratos mais simples e deliciosos da culinária italiana. Tanto que conquistou gostos famosos como o apresentador Anthony Bourdain. Na receita, há apenas massas (de preferência longas, como espaguete ou aletria), pecorino romano e pimenta preta. O nome fala por si, pois “cacio” é queijo e “pepe” é italiano para pimenta. Para ver mais pratos feitos em Roma, como bruschetta e Buccatini all’amatriciana, além de outras massas e carnes, o blog As Distâncias oferece uma série de fotos.

9. Sorvete

Viajar pela Itália é naturalmente provar dezenas de sabores de gelatto, ou seja, sorvete. Segundo o site The Origin of Things, não se sabe quem criou o sorvete, mas não há dúvidas de que a Itália teve um papel importante em sua história. Mesmo no século 1 dC, o imperador romano Nero comeu uma espécie de sorvete: gelo de neve em uma montanha com frutas. A casquinha de sorvete, como a chamamos, tem origem italiana comprovada através de uma patente sob o nome de Ítalo Marchioni.

O blog Vou pra Roma lista vários sabores de sorvete que valem a pena experimentar na Itália, como Mascarpone e Pera, Nociole e Pistache. Mas, como eu, tenho certeza de que meu sabor favorito é, claro, chocolate!

10. Tiramissu

Culinária italiana

O queijo mascarpone adiciona um sabor único a esta sobremesa italiana por excelência. A receita também inclui coberturas como café, creme, biscoitos de champanhe e licor. A origem desta alegria é disputada entre as cidades italianas de Florença e Treviso. Mas cá entre nós, o melhor que comi foi em São Paulo. isso é você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0