Já conhece o FlightRadar? Site para monitorar aviões em todo o mundo
Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia, agora é possível rastrear algumas aeronaves na palma da sua mão. Vários aplicativos têm esse objetivo, mas o FlightRadar é o mais popular de todos. Você sabe como funciona essa tecnologia?
Tudo começou como um hobby em 2006, quando dois geeks suecos da aviação decidiram construir uma rede de receptores ADS-B no norte e centro da Europa. Em 2009, eles abriram a rede para permitir que qualquer pessoa com um receptor ADS-B envie dados para a rede. Muitas partes do mundo foram rapidamente cobertas, mas os esforços para fornecer cobertura global ADS-B ainda estão em andamento.
Flightradar usa o método de receber dados de voo diretamente da aeronave. Isso é feito por voluntários instalando receptores em suas casas com antenas no local e a Tecnologia de Vigilância de Transmissão Automática, ou ADS-B, usada pela maioria das aeronaves.
No FlightRadar qualquer pessoa pode rastrear voos de milhares de aeronaves em todo o mundo. Atualmente, o serviço está disponível on-line através deste link e para os dispositivos IOS ou Android.
Mas afinal, como funciona o sinal de ADS-B?
Vigilância Automática Dependente – Radiodifusão ou Sistema de Vigilância Aérea Automática Dependente por Radiodifusão em português está transformando todas as áreas da aviação onde aeronaves e
Veículos terrestres podem ser monitorados por controladores de tráfego aéreo sem a necessidade de radar convencional.
O sistema é automático – transmite informações de vigilância sem interrogatório; Dependente – depende da cooperação da aeronave e da disponibilidade de uma fonte confiável de informações de localização; Vigilante – fornece informações de vigilância para monitoramento preciso pelo controle de tráfego; Difusor – Aeronaves e veículos transmitem simultaneamente suas posições e outros dados para todas as estações receptoras.
O rastreamento de aeronaves ADS-B é quase instantâneo e transmitido para pilotos e controladores, e também é transmitido de aeronave para aeronave, facilitando avanços no controle de tráfego aéreo, permitindo que as aeronaves mantenham separações precisas de tempo e distância.
O ADS-B usa a mesma frequência que os transponders usam para responder às interrogações SSR e Traffic Collision and Avoidance System (TCAS) – 1090 MHz.
Através deste sinal, a aeronave pode ser rastreada e diversos dados de voo como número de voo, origem, destino, velocidade, altitude, etc. podem ser obtidos.
Deve-se tomar cuidado para não confundir o ADS-B com o TCAS, onde o ADS-B fornece alertas de vigilância e TCAS para evitar colisões com aeronaves em voo.
Assista a um vídeo produzido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) sobre o ADS-B.